30 de setembro de 2011

CONFERÊNCIA DISTRITAL DAS CIDADES


Começa neste sábado (1º/10) as conferências Locais da Conferência Distrital das Cidades Extraordinária. As primeiras reuniões acontecem nas cidades de São Sebastião, Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico. O debate começa às 8h com término previsto para as 18h. Em São Sebastião a reunião será no Centro Educacional nº 1 – CENTRÃO.


Com o lema “Vamos pensar juntos a sua cidade”, o objetivo da Conferência das Cidades, sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação — Sedhab é abrir espaço de participação da sociedade na formulação das políticas públicas governamentais, que interferem no traçado e na vida da Cidade como um todo, por meio de um debate franco e aberto em que os consensos e divergências serão debatidos de forma democrática.

Entre os assuntos que serão discutidos está a Lei de Uso e Ocupação do Solo — LUOS. Por meio da regulamentação desta lei, serão definidos os locais em que poderão ser construídos, por exemplo, as moradias, o comércio local, as igrejas e as escolas nas cidades. O distanciamento entre as construções e o dimensionamento das calçadas também serão debatidos dentro do Código de Edificações — assunto que também estará em pauta no âmbito das reuniões.

Conferências Locais

Serão realizadas 33 conferências locais: uma em cada cidade do Distrito Federal. Por suas características socioeconômicas serão realizadas duas conferências em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia. Antes das conferências locais, as Administrações Regionais poderão realizar reuniões preparatórias, tantas quantas julgarem necessárias.

Para representar a população nas etapas seguintes, serão escolhidos delegados nas conferências locais. A escolha dos delegados respeitará a proporcionalidade definida pelo Ministério das Cidades, conforme disposto no Art. 17 da Resolução nº 10/2009, que aprovou o Regimento da 4ª Conferência Nacional.

Após as etapas nas cidades, serão realizados sete fóruns: um em cada Unidade de Planejamento Territorial (UPT). Sendo concluída com a Conferência Distrital das Cidades Extraordinária, prevista para dezembro.

Como resultado da conferência espera-se encontrar soluções legitimadas pela contribuição da população para os problemas que dificultam a implementação de diversas políticas públicas governamentais que afetam a vida de nossa cidade, o que garante maior responsabilidade social na implantação das ações governamentais que beneficiarão a população elaboradas e implementadas em conjunto.

  PRINCIPAIS PONTOS A SEREM DEBATIDOS

Lei de Uso e Ocupação do Solo - LUOS

A Lei Complementar de Uso e Ocupação do Solo – LUOS constitui um dos instrumentos urbanísticos mais aguardados para regular as categorias de usos e as formas de ocupação dos lotes, ou seja, como e o quanto pode ser construído dentro de cada lote: altura, afastamento e tamanho da edificação. A LUOS estabelece os parâmetros e diretrizes urbanísticas de uso e ocupação do solo.
Definição das poligonais das Regiões Administrativas.

Definição das Poligonais dos parques.

Codigo de Edificações

Difinição da composição e organização dos Conselhos das Unidades de Planejamento Territorial (CUP) e dos Conselhos Locais de Planejamento Territorial e Urbano (CL) para estruturação do Sistema de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Sisplan).

Aprovação e implementação dos diversos instrumentos da política urbana, entre eles o Plano Distrital de Habitação de Interesse Social - Plandhis e diversos fundos e conselhos gestores.
Integração da política urbana no terrirório: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação, qualidade de vida, entre outros.

Relação entre os programas governamentais como PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de Desenvolvimento Urbano.

Aplicação do estabelecimento no Estatuto da Cidade no Distrito Federal.

O QUE A CONFERÊNCIA SE PROPÕE SER:
Espaço de diálogos, debate e proposições(deliberações) sobre a política pública de desenvolvimento urbano para o Distrito Federal.

Espaço de eleição de representantes que levam adiante as ideias e propostas aprovadas no âmbito dos foruns locais para o encontro final da Conferência.

Instância convocada e coordenada pelo poder executivo.

Mapeamento dos problemas - consensos e divergências em relação aos problemas das cidades.

O QUE A CONFERÊNCIA NÃO PRETENDE SER:
Espaço de deliberações sobre reinvindicações corporativas. O debate deve ser focado em prol do coletivo.

Ambiente para denuncismos individuais e práticas de cunho político-ideológico, ainda que essas manifestações sejam legítimas e legais.

Instância para aprovação de programas macro, uma vez que existem programas governamentais que cumprem este papel. A ideia é, com base no debate, transformar anseios em propostas claras, estas, sim, aprovadas e priorizadas pelo governo.

Espaço anárquico e isento de regras. Haverá um regimento interno com regras, prazos e orientações para a realização dos trabalhos nos fóruns e na Conferência.

Espaço para debates acadêmicos apesar de pressupor a importância da participação de especialistas na orientação dos trabalhos. Cabe apenas informar que, ao contrário de um congresso acadêmico, o escopo está mais voltado à formulação de políticas públicas a partir de um diálogo social entre diferentes segmentos - com visões, percepções e demandas diferenciadas acerca dos mesmos temas.

 Fonte:
http://www.saosebastiao.df.gov.br/
 

29 de setembro de 2011

Convite

27 de setembro de 2011

Diretoria Regional de Ensino de Samambaia realiza evento de inclusão social

Com o lema “A inclusão começa no coração: plante essa ideia”, professores e gestores da Coordenação Intermediária do Ensino Especial, Sala de Recursos, EJA Interventivo e Classe Especial da Diretoria Regional de Samambaia, além de pais de alunos, comemoraram, na última terça-feira (20), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no auditório do SEST/SENAT, Samambaia Sul-DF.
O evento teve como objetivo integrar os diversos segmentos que compõem a Educação Especial na rede pública de Samambaia, visando a socialização das ações pedagógicas desenvolvidas no âmbito artístico e cultural.

A comemoração promoveu um dia de lazer para vivenciar e compartilhar novas experiências entre alunos, professores e pais e, assim, contribuir para o desenvolvimento da consciência coletiva e da valorização da vida. Para tanto, o encontro se propôs a reafirmar e fortalecer a consciência de que todas as pessoas com deficiência têm direito assegurado de acesso ao ensino fundamental inclusivo, de qualidade e gratuito, em igualdade de condições com as demais pessoas da comunidade.
O encontro contou com apresentações teatrais e musicais de alunos, brincadeiras, recital de poesias, depoimentos, estandes com exposições de trabalhos artesanais feitos a partir de objetos reciclados, além da mostra de pinturas e maquetes.
A professora e coordenadora de Ensino Especial, Vera Alice, agradeceu aos colegas e à equipe pedagógica da DRE de Samambaia pelo empenho na organização do evento. Na ocasião, agradeceu também aos patrocinadores, entre eles a deputada federal Erika Kokay (PT-DF). Os apoiadores colaboraram com a doação de camisetas, brinquedos diversos e lanche (pipoca, cachorro quente, suco etc.).
"Esse evento só foi possível porque tivemos o amplo apoio do corpo docente, que não mediu esforços, e dos nossos patrocinadores, que abraçaram com firmeza essa causa, em especial a deputada Erika, que sempre esteve conosco na luta pela inclusão de alunos especiais", destacou a coordenadora.
A programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência foi repleta de apresentações artísticas e culturais durante toda a semana, além de palestras que objetivaram trabalhar pedagogicamente a importância da construção de uma educação inclusiva tanto no meio escolar quanto nos demais ambientes sociais. O evento aconteceu do dia 21 ao dia 23, nos turnos matutino e vespertino das escolas de Samambaia-DF.

Depoimentos
Neste depoimento, a professora Beatriz Goulart fala da importância da Semana da Inclusão para a sociedade.




A Professora e Diretora Regional de Ensino de Samambaia, Terezinha Barbosa,  enaltece o trabalho em equipe dos professores e coordenadores para a realização do evento de inclusão.





Professora Vera Alice: "Este é um evento para superarmos os nossos limites".




Texto e vídeos por Francisco Neri

21 de setembro de 2011

Projeto Quilombola e Conjuntura Política são debatidos no CEPSS

Em reunião realizada no último sábado (17), CEPSS apresentou projeto à SEPPIR e discutiu Conjuntura Política, com o Presidente da Câmara Legislativa, Deputado Cabo Patrício, e o Secretário de Administração do GDF, Wilmar Lacerda.

Nesse sábado (17), participaram de reunião realizada na parte da manhã no Centro de Educação Popular de São Sebastião, a Secretária Nacional de Combate ao Racismo, Cida Abreu, e a Secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Ivonete Carvalho.

Estiveram presentes Marlene Soares, presidente do CEPSS, a ex-presidente da entidade Silvânia Gomes Temóteo, membros e colaboradores, entre outros.

Entre os pontos da pauta, estava a visita às instalações do CEPSS bem como o conhecimento das ações e trabalhos que a entidade desenvolve em São Sebastião com enfoque nas temáticas étnicorracial, cultural e educacional.


Na ocasião, foi apresentado à Secretária da SEPPIR um projeto que a ONG pretende desenvolver junto aos moradores do quilombo Mesquita, Comunidade Tradicional localizada a 60 km de Brasília. “O projeto é fruto de uma experiência que educadores e alunos do CEPSS vivenciaram no final de 2010, quando então desenvolvíamos o Projeto Afoxé.

Ao final deste, tivemos a oportunidade de visitar in loco uma Comunidade Tradicional, que foi a comunidade do Mesquita-GO. Realizamos um intercâmbio cultural, mostrando aos moradores locais um pouco das nossas ações e, em troca, pudemos mergulhar na história viva e encantada dos formadores do quilombo e suas tradições”, explica o coordenador/colaborador Francisco Neri.

Segundo Neri, o objetivo maior do projeto é trabalhar na formação de jovens quilombolas para atuarem no resgate, na valorização e na preservação do legado histórico-cultural afro-brasileiro, a partir de ações que promovam a sustentabilidade econômica, cultural e ambiental dessa população. "Aconteceram avanços significativos no reconhecimento e concessão de direitos especiais aos povos descendentes de quilombolas, a exemplo do direito de uso e posse da terra, o direito de ser diferente, igual e protegido pelo Estado brasileiro, todavia muito ainda precisa ser feito no sentido de reparar injustiças cometidas contra afrodescendentes ao largo da História", relembrou.

Para tanto, o projeto pretende capacitar 360 (trezentas e sessenta) pessoas quilombolas – de 12 a 24 anos que se consideram ou não afrodescendentes e que sejam de baixo poder aquisitivo, nas oficinas de Percussão, pintura mural, Literatura, fotografia, Teatro, Penteados Afro-Brasileiros, Culinária Afro-Brasileira, Corte e Costura e pintura em argila.

Ivonete Carvalho destacou a importância da iniciativa, pois, segundo ela, precisamos conhecer as Comunidades Tradicionais, tendo em vista que elas são praticamente o único reduto das tradições e da história viva da africanidade e da afrobrasilidade entre nós. “O quilombo é o local onde ainda é possível encontrarmos traços originais do legado da história e da cultura negra no Brasil”, ressaltou.

Em suas considerações sobre o projeto proposto pela entidade, Carvalho assinalou que o mesmo está dentro das diretrizes da SEPPIR, porém precisa prever ações de contrapartida entre a entidade proponente e o público a ser abrangido, além de estabelecer as etapas de cada ação na parte da metodologia empregada. “Entendemos que um projeto como tal deve traduzir-se numa rica troca de experiências, saberes e fazeres. Por isso, é fundamental que se explicite qual será de fato essa troca, seja ela por meio de intercâmbios diversos, seja ela pela realização de ações que ocorram fora do eixo onde é desenvolvido o projeto, por exemplo.

Outro dado relevante a ser levado em consideração pelo projeto, conforme analisou Carvalho, é a historicidade do local onde será desenvolvido. “É importante que se resgate os costumes, as manifestações culturais e religiosas que eram próprias daquela comunidade no passado como forma de avivar nas presentes gerações o sentimento de pertencimento e de valorização do legado”, salientou.Por fim, as secretárias elogiaram a iniciativa da entidade e se colocaram à disposição para apoiarem no processo de reformulação e viabilização do mesmo junto à SEPPIR.

Conjuntura Política no DF

No mesmo dia, se reuniram no CEPSS para discutirem projetos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Presidente da CLDF, deputado Distrital Cabo Patrício, e o Secretário de Administração do Governo do Distrito Federal, Wilmar Lacerda.

O grupo recebeu o deputado e o secretário e falou sobre o ciclo de palestra que será organizado na entidade para debater assuntos importantes para a comunidade, como Direitos Humanos, Políticas Públicas para a juventude e cultura, entre outros.

Patrício ressaltou a importância da iniciativa. “É fundamental que em todas as cidades tenham propostas como essas para melhorar a vida do cidadão”, destacou.

Posteriormente, o parlamentar desmentiu os boatos que rondam o Palácio do Buriti sobre a existência de vídeos que a princípio envolveriam o governador e outras autoridades em supostos atos de corrupção.

Também fez uma retrospectiva dos projetos que já foram apreciados pela Câmara Legislativa do DF. “Nesses meses, foram aprovados projetos importantes para a população”, lembrou. No encontro, ele citou o Pacote da Saúde, onde será possível a contratação de 5,8 mil servidores em 2011, 3 mil em 2012 e 2,4 mil em 2013; o empréstimo de 55 milhões de dólares com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para execução de obras de infraestrutura e urbanização, como calçadas, iluminação pública, asfalto e esgoto; o Plano Diretor de Transporte Urbano, que é o norteador do sistema de transporte do DF; e outros.

Wilmar Lacerda fez uma análise dos primeiros meses do Governo Agnelo e ressaltou os esforços que estão sendo empreendidos pela equipe do governo para “colocar ordem na casa”. “O nosso governador está, pouco a pouco, organizando o Estado, a começar pela saúde, pela educação e a segurança”, disse.Destacando em especial as ações governamentais na área da saúde, Lacerda adiantou que a população não terá mais o incômodo de não encontrar remédios de primeira necessidade nos hospitais. “O GDF ganhou facilidades jurídicas para a compra de material e de remédios”, informou.

Para o Secretário, um ano de governo é indiscutivelmente insuficiente para avaliar de forma crítica as ações até aqui implementadas. Por fim, o secretário ressaltou a importância de haver mais reuniões como tal para se discutir com a comunidade e a militância as ações políticas no âmbito do Distrito Federal e das Cidades-Satélites. 

Convite: Concerto de Primavera na Promovida

Prezados,

É com prazer e satisfação que convidamos os parceiros e amigos para prestigiarem o evento Concerto de Primavera que será realizado hoje (21/09), às 20 horas, na Promovida (Rua do Caic, 470, Bairro Centro, São Sebastião-DF).

Na oportunidade, os alunos das oficinas de música farão apresentações culturais e contaremos ainda com a performance do Balé Garatuja.

Confirmaram presença autoridades e lideranças locais, e também contamos com sua a indispensável presença.

Atenciosamente,

Zilmar Sousa
 

19 de setembro de 2011

Semana Universitária da UnB tem como tema o nascimento de Paulo Freire

Por oito dias, a UnB estará de portas abertas à cidade. Começa no dia 1º de outubro a Semana Universitária, com o objetivo de mostrar ao público externo o que se produz em termos de conhecimento e tecnologia na universidade.

O evento, que se estende até o dia 8, conta com mais de 500 atividades distribuídas entre os quatro campi. “Precisamos colocar na cabeça dos jovens que entrar na UnB pode ser um sonho real”, diz o decano de Extensão, Oviromar Flores.

O tema da Semana Universitária são os 90 anos do nascimento de Paulo Freire. O educador estará presente na mesa de abertura, numa exposição, quatro conferências e duas mesas-redondas.

O ex-professor da UnB Venício A. de Lima lançará o livro Comunicação e Cultura: as idéias de Paulo Freire. Haverá também um “Círculo de Cultura”, encontro idealizado por Freire para discutir a educação. O educador, criador da Pedagogia do Oprimido, morto em 1997, será homenageado com seu 28º título de doutor honoris causa, desta vez pela UnB.

“Dentro do calendário acadêmico, este é um momento fundamental de abertura da UnB para a comunidade”, explica Oviromar Flores, falando sobre a Semana Universitária. “Acima de tudo, é uma época de prestação de contas”, afirma o professor. Para ele, um dos aspectos mais interessantes do evento é mostrar para os alunos da rede pública o que é a UnB e como ingressar na universidade é possível.

O DEX fez um convênio com as Secretarias de Educação e Cultura do Distrito Federal para disponibilizar ônibus às escolas públicas localizadas fora do Plano Piloto. Para os alunos, foram programados uma mostra de vídeo e um tour científico, que inclui visitas aos museus de Anatomia, de Geociências e à seção de Obras Raras da Biblioteca Central da UnB.

Os eventos vão desde palestras, seminários e oficinas, até exposições, exibição de cinema e espetáculos de teatro.

As inscrições para a Semana Universitária podem ser feitas a partir do dia 19 de setembro no site http://www.semanauniversitaria.unb.br/.

Para saber mais, acesse a página do Facebook www.facebook.com/SemanaUniversitaria e o twitter http://twitter.com/Semana_UnB.

16 de setembro de 2011

Liberado acesso gratuito à internet na região central de Brasília

O Governo do Distrito Federal colocou à disposição da população o serviço público gratuito de internet na região central de Brasília, nesta sexta-feira (16/9). Com o benefício, os brasilienses poderão a partir de agora se conectar de graça em locais públicos como o Parque da Cidade, a Rodoviária do Plano Piloto e o Estádio Nacional de Brasília.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Gastão Ramos, quem estiver hoje nos shows no Estádio Nacional em comemoração aos mil dias para a Copa de 2014 já poderá ter acesso à rede. A internet pública oferecida pelo GDF, inicialmente com velocidade de 2 megabytes por acesso, pode ser utilizada por qualquer aparelho tecnológico compatível com rede wi-fi (notebook, celulares, smartphone ou tablets), mas para acesso exclusivo a sites, não sendo autorizado o serviço de "downloads".

De acordo com Gastão Ramos, o novo projeto é uma iniciativa do governador Agnelo Queiroz e já está com projetos concluídos para ser aplicado em outras cidades do Distrito Federal. "Por enquanto estamos fazendo um projeto piloto na região central de Brasília, mas em breve a internet será levada a todas as regiões do DF", garantiu o secretário. O prazo estimado é de 18 a 24 meses para o acesso chegar às áreas urbanas e rurais do DF.

O modelo de internet disponibilizado pelo GDF não abrange residências e espaços privados. Segundo Ramos, esses ambientes são de competência do governo federal, através do Programa Nacional de Banda Larga já inaugurado, que disponibiliza internet a R$ 35.

Segundo o secretário, o serviço ainda não gerou gastos ao governo porque toda a estrutura empregada até o momento já havia sido montada pela Telecomunicações Brasileiras (Telebras) e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Com a expansão do serviço, estima-se que empresas sejam contratadas, gerando um custo aos cofres do GDF de R$ 80 milhões. "O valor total deve ficar abaixo do estimado, porque nós conseguimos aproveitar essa estrutura já existente", comenta.

Para o secretário, o acesso a internet é um direito de todos e representa um avanço social na busca do que chama de cidadania e civilidade. "Através do acesso à internet, agora fica mais fácil para qualquer um se matricular nas escolas da rede pública, marcar uma consulta nos hospitais, ter acesso aos documentos da Secretaria da Fazenda, por exemplo", conclui.

14 de setembro de 2011

Sociedade civil precisa se mobilizar por Educação de qualidade para todos

Essa mensagem foi a tônica da abertura do Congresso Internacional "Educação: uma Agenda Urgente", que teve início ontem (13) e acontecerá até sexta (16).

 

Da Redação do Todos Pela Educação, em Brasília
Alexandre Ondir/TPE

A Educação é um assunto de todos: das famílias, dos alunos, dos professores, dos gestores, dos pesquisadores. A mobilização da sociedade civil por Educação de qualidade é, portanto, fundamental para que o País consiga avançar na garantia desse direito a todas as crianças e jovens. Essa foi a mensagem que deu o tom da abertura do Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”, na manhã desta terça-feira (13).

O evento contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, entre outras autoridades, parlamentares e especialistas.

“A Educação é um instrumento de libertação dos indivíduos. É fator chave para o desenvolvimento sustentável de uma nação”, afirmou o presidente do Conselho de Governança do Todos Pela Educação, Jorge Gerdau Johannpeter. Para ele, deve haver uma sinergia entre os esforços dos governos, dos educadores, dos gestores e da sociedade civil, como um todo. “Educação realmente é um tema de todos. Se não houver um movimento de todos, não venceremos essa batalha. É um problema de consciência social e até mesmo de ética”, disse.

Haddad também enfatizou a importância de a mobilização pela Educação de qualidade ocorrer por todo o País. “A Educação é um assunto da família, da juventude, de cada um. Se não houver esse esforço, os resultados dificilmente virão”, apontou. “Temos feito a nossa parte. Convocamos quatro conferências de Educação. E é preciso mobilização permanente, que começa no conselho escolar, vai ao Conselho Nacional de Educação e toma o País. É preciso que essa cultura esteja presente na vida do cidadão comum. E a maior tarefa que temos hoje é disseminar essa cultura.”

Educação é um direito humano

A Educação de qualidade é um direito humano, de acordo com a ministra Maria do Rosário. “A agenda de direitos humanos no Brasil é grande, e tem na sua centralidade a Educação. A Educação é o direito humano que abre as portas, oferece a chave para todos os demais direitos”, apontou.
A ministra argumentou que, ao longo dos últimos períodos, os avanços da Educação, são fruto da vontade política e da mobilização da sociedade. “A Educação passou a ter perspectiva sistêmica. E a agenda da qualidade é a do momento atual”.

No entanto, segundo Gerdau, falta muito a conquistar, uma vez que 3,7 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos ainda estão fora da escola e que apenas 11% dos jovens terminam o Ensino Médio com o aprendizado adequado em matemática, e 29% em português.

Mais dias letivos
Para a melhoria do aprendizado, Haddad afirmou que o ministério vem estudando a viabilidade de aumentar o número de dias letivos de 200 para 220. A medida depende do apoio dos secretários de Educação dos estados e municípios. “Apesar de todos os avanços, ainda há muita coisa a fazer. Portanto, mãos à obra”, encerrou a cerimônia o jornalista Heródoto Barbeiro.

Sobre o Congresso
O movimento Todos Pela Educação, em parceria com instituições nacionais e internacionais, promove, até sexta-feira (16), o Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente”. O encontro pretende abordar diferentes temas fundamentais para acelerar a melhoria do aprendizado dos alunos e da Educação Básica no País.

Serão debatidos os temas: carreira docente, formação inicial do professor, regime de colaboração entre os entes federados, uso das avaliações nas práticas de sala de aula e na gestão educacional, definição das expectativas de aprendizagem, Educação integral, equidade e inclusão, e justiça pela qualidade da Educação. No último dia, em uma sessão especial, o evento congregará movimentos de 13 países da América Latina que, assim como o Todos Pela Educação, se articulam para melhorar a Educação em seus países.

O Congresso Internacional “Educação: uma Agenda Urgente” conta com o apoio institucional do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife); com o patrocínio do BID, Fundação Educar DPaschoal, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau, do Itaú BBA e do Instituto Natura; e com o apoio da Agência Tudo, Canal Futura, CNE, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e DM9DDB.

8 de setembro de 2011

CONVITE ESPECIAL

5 de setembro de 2011

CONVITE


A ECEL CAPOEIRA atua na formação de mentalidades construtoras e libertadoras, fundamentadas no autoconhecimento pessoal e cultural, somados ao respeito sagrado à natureza, daí um poderoso combate contra o imperialismo, e o rompimento dos laços que nos une a condição de marginalizados com a força de nossa própria cultura.Vida livre, dígna e honrada.


Com o objetivo de afirmar e fortalecer ainda mais esses ideais, a Escola Cultural Espírito de Liberdade (ECEL CAPOEIRA), tem a grande satisfação de convidar a todos e a todas para participarem do Festival Cultural Popular Nacional. A exemplo das edições anteriores, o quinto festival contará com uma extensa e diversificada programação.

Serviço:

Evento: 5° Festival Cultural Popular Nacional

Onde? Projeto Vida Padre Gailhac - Rua Marginal do Agudo, Bairro São José.

Quando? Domingo, dia 11 de setembro de 2011.

Horário? 09 às 17 horas.

Entrada franca.
Censura livre.

Contato: Cipó (Cristino Júnior) - 61- 9283-8061/8570-4673 e/ou http://ecelcapoeiraacpe.blogspot.com/.

2 de setembro de 2011

IFB realiza terceira audiência pública em São Sebastião

Atenção, abrir em uma nova janela.Na noite desta última quinta-feira, 1° de setembro, foi realizada a terceira audiência pública em São Sebastião, que teve como objetivo apresentar à comunidade os resultados alcançados nas duas edições anteriores. A sessão ocorreu no Centro de Ensino Médio 01 e contou com a presença de estudantes, representantes populares e da comunidade em geral.

Nas audiências anteriores, os representantes do IFB realizaram uma consulta pública com a população local para ouvir quais os cursos presentes no catálogo nacional do Ministério da Educação a própria comunidade gostaria que fossem oferecidos pela unidade. A partir dessa consulta e com base em outros métodos de pesquisa foram escolhidos os eixos, os cursos e, por consequência, a vocação do campus que será construído na cidade satélite.

A audiência contou com a participação do Reitor do IFB, Wilson Conciani, do representante da diretoria regional de ensino, Paulo Viana, do diretor do CEM Miguel Arcanjo, Adriano Ferreira dos Santos, e do diretor do campus São Sebastião, Gustavo Filice de Barros, que conduziu a apresentação dos trabalhos.

Expectativa

A comunidade, que se mostrou bastante interessada e participou ativamente das três audiências realizadas, espera, com muita expectativa, o início das atividades do campus. Para o morador de São Sebastião, Kaoka Ovídio, que atua como presidente comunitário do Bairro São José, a vinda do IFB para a cidade satélite veio em uma boa hora. “Nós precisamos ocupar os nossos jovens, por isso sabemos da importância que este projeto representa para nós. O oferecimento de cursos profissionalizantes, além de deixar os jovens longe das drogas, trará uma nova perspectiva de futuro para eles”, aposta Ovídio.

O professor Francisco Neri conta que a vinda do IFB para São Sebastião será uma ganho de qualidade, não só na educação, mas também na vida dos moradores. “A maior parte da população da nossa cidade é de adolescentes, e eles precisam deslocar-se diariamente até o plano piloto em busca de um ensino de qualidade. Só de deixar de fazer esse trajeto, já será um grande ganho para toda a população”. Neri também aprovou a condução do processo de criação do campus. “Foi tudo muito bem construído pelo IFB, com as audiências, que tiveram a sensibilidade de ouvir a comunidade local antes de implantar os cursos”.

Inscrições abertas

O campus de São Sebastião encontra-se com inscrições abertas para o preenchimento de suas primeiras vagas. Estão sendo oferecidas 210 oportunidades entre seis cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) (Veja a relação de vagas e cursos abaixo).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de setembro, pela internet (
clique aqui para fazer sua inscrição), ou presencialmente, na Administração Regional de São Sebastião, CEF Miguel Arcanjo, ou no campus Brasília do IFB.

As inscrições e os cursos são gratuitos.

Edital de abertura


Cursos e Vagas
Venda e Pós-Venda         40 vagas
Auxiliar Administrativo     40 vagas
Secretariado Escolar        40 vagas
Espanhol Básico              25 vagas
Inglês Básico                 25 vagas
Atendente                     40 vagas

Cursos IFB São Sebastião: Inscrições de 1° a 18 de setembro

Realmente, foi com muita satisfação que assistimos ontem, em reunião realizada no Centão (CEM 01) às 19:30, à oficialização do Campus Instituto Federal de São Sebastião pelo reitor do IFB, o sr. Wilson Conciani.  Participaram também do ato o diretor da escola Miguel Arcanjo, professor Adriano, representantes da DRE, Administração Regional , alunos e lideranças do movimento popular de São Sebastião.
Esse é, indubitavelmente, um marco muito especial na vida da comunidade que, por sua vez, terá a chance ímpar de ter acesso a um ensino técnico de qualidade e excelência comprovadas. Bem sabemos que, se há uma tecla na qual sempre deveremos insistir, esta tecla é naturalmente a da educação. Afinal de contas, não basta termos a universalização e a democratização da educação se tudo isso não for pautado pela busca da qualidade.
Neste primeiro momento, temos um total de 240 vagas ofertadas, mas a partir do ano que vem, a expectativa é de que esse número seja ampliado, isso sem falar na possibilidade de, já a partir de 2012, termos processo seletivo para cursos de licenciatura, o que é muito louvável, dada a brutal demanda existente por professores para cursos técnicos e profissionalizantes.
Os cursos pré-selecionados (Eixo Gestão de negócios e Apoio Educacional) serão oferecidos no período noturno na Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo (ao lado da Vila Olímpica), até que a cidade tenha o seu Campus definitivo. Lembrando que só a inscrição não garante vaga para os cursos. Após a análise das isncrições do primiro eixo selecionado, haverá sorteio de vagas na escola Miguel Arcanjo, no próximo dia 23.
Para participar do processo seletivo, basta ter ensino fundamental e faixa etária a partir de 16 anos. As inscrições podem ser feitas na Administração Regional de São Sebastião, no Campus IFB Brasília, na própria escola Miguel Arcanjo ou pelo site do IFB (http://www.ifb.edu.br/). A partir de 17 de outubro, serão abertas as inscrições para os cursos do Eixo Tecnológico Saúde, Meio Ambiente e Segurança.
Finalmente, não custa lembrar, os cursos de línguas (Inglês e Espanho) têm duração de 50h/a e as aulas acontecerão duas vezes por semana. Já os cursos de secretariado escolar, atendente, venda e pós-venda e auxiliar administrativo, serão de segunda a sexta e contam com carga horária de 100h/a.
Em caso de dúvidas, estas poderão ser sanadas pelo e-mail do professor Gustavo Felício de Barros, diretor do IFB São Sebastião, pelo e-mail: gustavo.barros@ifb.edu.br.
Então, é isso, minha gente!  A luta continua e continua...

Abraços freireanos,

Serviço:

Campus São Sebastião – Cursos Noturnos
Cursos:
Venda e Pós-Venda (40 vagas), Auxiliar Administrativo (40 vagas), Secretariado Escolar (40 vagas), Espanhol Básico (25 vagas), Inglês Básico (25 vagas) e Atendente (40 vagas).

Período de inscrições: 1 a 18 de setembro
Edital
Faça sua inscrição

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...