27 de outubro de 2011

Convite

20 de outubro de 2011

V Conferência Distrital de Educação Paulo Freire



A V Conferência Distrital de Educação, que começa nesta quinta-feira (20) e termina no sábado (22), na EAPE (907 Sul), terá em sua abertura palestras com o professor doutor Miguel Arroyo (UFMG) e com a Diretora de Gestão do Conhecimento do Instituto Paulo Freire, professora doutora Ângela Antunes. A solenidade de abertura está marcada para as 19h e este ano o evento leva o nome do educador Paulo Freire, que completaria 90 anos de nascimento.


Durante a Conferência vários temas serão debatidos, como o Plano Nacional de Educação de 2011/2020 (PNE), a Gestão Democrática, o Plano Distrital de Educação e o Currículo, dentre outros. Esses debates nortearão os trabalhos do Sinpro ao longo das discussões pedagógicas e do PDE, tendo em vista que o Distrito Federal discutirá no ano que vem a próxima década da educação para a população. Cada escola deve se mobilizar para garantir que pelo menos um/a professor/a, orientador/a participe do evento. As professoras e professores que vão participar terão o dia abonado pelo afast. Haverá creche disponível para crianças de 6 meses a sete anos na própria EAPE. Participe!

As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do Sindicato (clique aqui).

Dia 20/10/2011 (quinta-feira)

14h às 19h – Credenciamento
19h – Solenidade de Abertura (CORO SINPRÔNICO)
Mesa: SEEDF/SAE/SINPRO/CNTE
20h – Palestra: “A atualidade do pensamento freiriana”
Palestrante: Prof. Dra. Ângela Antunes, Diretora de Gestão do Conhecimento do Instituto Paulo Freire
Palestra: Plano Nacional de Educação – PNE


Palestrante: Prof. Dr. Miguel Arroyo – UFMG

21h30 – Coquetel de Confraternização
Dia 21/10/2011 (sexta-feira)

8h – Café da Manhã
9h – Palestra: Gestão DemocráticaPalestrante: Profº. Dr. Luiz Dourado – (Doutor em Educação e Professor Titular da UFG)
Palestra: Financiamento
Palestrante: Milton Canuto – Vice-presidente da CNTE
Palestra: Currículo
Palestrante: Profº. Dr. Miguel Arroyo – UFMG
11h – Intervalo
11h20 – Debate

12h – Almoço
13h30 – Apresentação cultural: Teatro – O Hierofante“O auto da camisinha”
14h – Grupos de Trabalhos – GT`s
16h – Intervalo16h30 – Apresentação e Socialização dos Grupos – (Discussão e elaboração de propostas)
18h – Encerramento do dia
Dia 22/10/2011 (sabádo)


8h30 – Palestra: AvaliaçãoPalestrante: Profº. Dr. Luiz Carlos de Freitas – UNICAMP

Palestra: FormaçãoPalestrante: Profª. Dra. Helena de Freitas – UNICAMP
10h – Intervalo
10h20 – Debate12h30 – Almoço
14h – Grupos de Trabalho – GT’s
15h30 – Intervalo
16h – Plenária Final
Realização: Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO – DF)
8h – Café da Manhã

10 de outubro de 2011

Convite

9 de outubro de 2011

FAC contrata nos centros olímpicos do GDF


Está aberto o processo seletivo para contratação de profissionais nos centros olímpicos (antigas vilas) de São Sebastião, Samambaia e Ceilândia – Parque da Vaquejada. As vagas são para professor de educação física, salva-vidas, assistente social, pedagogo e psicólogo. Para se candidatar, basta enviar o currículo para o e-mail centrolimpico2011@gmail.com. Os candidatos deverão ter curso superior completo. A análise curricular e as entrevistas serão conduzidas pela Fundação Assis Chateaubriand (FAC).

Fonte: http://noticias.admite-se.com.br/empregos_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=45751&id_sessoes=302/template_interna_noticias.shtml

7 de outubro de 2011

Conferência da Juventude- Etapa Regional IV

Vamos debater juntos? É hora de conquistar novos direitos e fazer valer os que já são garantidos pela Constituição!

Prezados (as),
 
Neste sábado, 8 de outubro, acontecerá a Pré-Conferência da Juventude no Centro de Ensino Médio São Francisco (Chicão, ), a partir das 09 horas da manhã. Esta será uma etapa preparatória para a 2ª Conferência de Juventude do DF, que será realizada na UnB, nos dias 4 e 5 novembro.
Alguns pontos essenciais nortearão a Pré-Conferência, a saber:
- Desafio do Desenvolvimento Institucional;
- Direito ao Desenvolvimento Integral: Educação, trabalho, cultura, comunicação;
- Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais;
- Direito à experimentação e qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre;
- Direito à diversidade e à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos;
- Direito à participação.
 
Serviço: Pré-Conferência da Juventude - Etapa Regional IV
Data: Sábado 08 de outubro
Local: CEM São Francisco (Chicão)
Rua 17 Lote 100, Área Especial Bairro São Francisco, São Sebastião-DF
Horário: 09 horas.
Mobilize, participe! Venha defender a sua proposta para a juventude!


6 de outubro de 2011

Conferência da Mulher

5 de outubro de 2011

Exposição "Sonhando com Paulo Freire"


O lançamento da Semana Universitária da UnB - Paulo Freire 90 anos. Um marco para a reflexão dos rumos da universidade brasileira - se deu ontem (04/10) às 18 horas no Teatro de Arena, Campus Darcy Ribeiro. Do princípio ao fim, Paulo Freire foi homenageado, tanto como pensador e pesquisador emblemático  que foi da educação brasileira, quanto pelo modelo de valoroso homem cidadão do mundo.

A presença de Anita Freire veio abrilhantar ainda mais o evento. Visivelmente emocionada, agradeceu pela série de homenagens dedicadas a Paulo. Durante a sua fala,  ressaltou a importância de as universidades brasileiras aprofundarem seus estudos críticos sobre a vida e a obra freireana, de modo a darem maior visibilidade ao legado do educador pernanbucano.

Mulher simples e serena, humilde e por demais acessível, assim se revelou Anita quando, ao final da abertura, fui dar-lhe um forte abraço e agradecê-la por poder está ali, cara a cara, diante da mulher que resistiu e ainda resiste ao tempo e continua vivificando em palestras, seminários, semanas acadêmicas, aquele que hoje é tido, lido e ouvido, sobretudo consagrado, como o fiel escudeiro da plena libertação do ser humano dos grilhões da ingnorância e da opressão pelas vias diversas do saber.

"Todos os brasileiros têm o direito de saber quem foi e o que fez Paulo Freire por este país, não apenas no que se refere à dimensão educacional. É fundamental desbravar a sua obra do ponto de vista antropológico sociológico e filosófico", destacou Anita.

Ao término da abertura da Semana Universitária, todos foram convidados a particparem do lançameto da exposição multimídia Sonhando com Paulo Freire - a educação que queremos, instalada no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo.

A exposição estará aberta, das 8h às 18h, até o dia 23 de outubro. A abertura também contou com a presença de Anita Freire, do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira e do Reitor da UnB, José Geraldo Júnior.

A exposição tem visitação pública liberada e  traz uma série de painéis, vídeos, livros, músicas, bonecos e esculturas que retratam a trajetória de vida do homem que revolucionou a maneira de pensar a educação. “Ele mudou a pedagogia no mundo ao combater a concepção de que educar é como um processo bancário em que apenas se deposita informação”, explica a cineasta Tânia Quaresma que, juntamente com Bené Fonteles, foi responsável pela curadoria da exposição. “Não há saber maior ou menor. Há saberes diferentes"

 

Confira as fotos da abertura da Semana Universitária e do lançamento da exposição sobre Paulo Freire



















 

Homenagens a Paulo Freire marcam a abertura da Semana Universitária da UnB



Hugo Costa - Da Secretaria de Comunicação da UnB
Paulo Freire não apenas cede seu nome para a Semana Universitária de Brasília, mas também dá sentido a ela. Durante a abertura oficial do evento, que contou com a presença de Anita Freire, viúva de Paulo, o nome do educador pernambucano foi lembrado a todo instante. “Freire é a síntese da semana”, afirmou o reitor José Geraldo de Sousa Junior. “O que fazemos leva em consideração o seu papel para os rumos da educação brasileira”.   
Morto por um infarto em 1997, Paulo Freire teria completado 90 anos em setembro. Companheira dele nos últimos dez anos de vida, Anita não escondeu a satisfação pela homenagem ao homem que é referência internacional na luta para democratizar a educação. “Alegra-me muito esta semana universitária”, afirmou, na noite desta terça-feira, a uma plateia de cerca de 500 pessoas que participavam da abertura no Teatro de Arena. Ela disse ter a esperança de que as atividades na UnB sejam replicadas em outras instituições. “Temos que fazer crescer a reflexão na universidade e relacioná-la com o que o povo quer e pensa”.
O secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, disse que “Paulo Freire era sobretudo um libertador”. Qualidade semelhante foi atribuída à Universidade de Brasília. “A UnB é a universidade da expressão, da liberdade e da insubmissão”. Ele disse que a Semana Universitária é um momento para dar voz à diversidade presente no Distrito Federal e garantiu que o governo vai estreitar os laços de cooperação com a UnB. 
“A homenagem é justa em função do grande legado de Paulo Freire”, disse a secretária-adjunta de Educação, Maria Luiza Valle. Sobre a semana em si, ressaltou a importância da aproximação da universidade e das escolas que visitam as instalações.  “Esse é um espaço riquíssimo para a troca de experiências. O sonho de muitos alunos da rede pública é estudar aqui”.
A abertura da Semana Universitária também foi marcada por apresentações artísticas. A bateria da escola de samba Acadêmicos da Asa Norte apresentou o samba-enredo levado à avenida em 2011. Ano que vem, a agremiação vai homenagear o cinquentenário da UnB. “Será uma emoção muito grande porque a UnB representa a educação e a cultura. Valores que nós queremos abraçar”, diz o presidente da escola, Robson Farias. No encerramento da cerimônia, o Teatro de Arena foi palco para apresentação da ópera O Empresário, de Mozart. O espetáculo foi concebido no projeto de extensão UnB – Ópera Estúdio, coordenado por Irene Bentley, professora do Departamento de Música. 
A Semana Universitária levará mais de 500 atividades aos quatro campi da UnB e às comunidades que os cercam. Segundo informações do Decanato de Extensão, que coordena a organização do evento, mais de 15 mil inscrições foram feitas para participação em minicursos, palestras, seminários, exposições e apresentação de projetos científicos e culturais.  Confira aqui a programação completa.    
EXPOSIÇÃO – O educador que dá nome à Semana Universitária também está no eixo da exposição multimídia Sonhando com Paulo Freire – a educação que queremos, instalada no Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. Com visitação pública liberada, a exposição apresenta painéis, vídeos, livros, músicas, bonecos e esculturas que mostram a trajetória de vida do homem que revolucionou a maneira de pensar a educação. “Ele mudou a pedagogia no mundo combatendo a concepção de que educar é como um processo bancário em que apenas se deposita informação”, explica a cineasta Tânia Quaresma, uma das curadoras da exposição. “Educação é uma troca. Para Paulo Freire, ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não tenha o que ensinar”.
Os visitantes da exposição vão poder participar de círculos de cultura para discutir as linhas de pensamento de Freire. “O nosso trabalho busca projetar os ideais de Paulo Freire e ajudar a repensar a educação no Brasil”, diz Tânia. Segunda ela, a mostra iniciada em Brasília vai percorrer as cinco regiões do país e dará origem a um longa-metragem. “A exposição será um fio condutor do filme, que começa com o público chegando ao Beijódromo”. A intenção da cineasta é apresentar o filme na edição do ano que vem no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
A obra de Paulo Freire é inspiração para o músico e escritor cearense Costa Senna. Durante a exposição, ele apresenta canções que falam de educação e mostra um livro de cordel que traz um pouco da história de Freire. “Alfabetização como prática de liberdade para que homem e mulher alcancem dignidade. E colham da educação a eterna produção do grão da prosperidade”, traz um dos trechos da publicação. “Mesmo não sendo professor, me considero um educador e sigo as ideais de Paulo Freire”, afirma.
Sonhando com Paulo Freire – a educação que queremos estará aberta, das 8h às 18h, até o dia 23 de outubro. A abertura para convidados está marcada para a noite desta terça-feira e contará com a presença de Anita Freire. O evento é promovido com apoio da Universidade de Brasília e da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Confira mais detalhes no blog da exposição.
www.recriempaulofreire.blogspot.com.
Durante a Semana Universitária, peças da exposição Paulo Freire – Educar para transformar, produzida pelo Instituto Paulo Freire em parceria com o Banco do Brasil e a Petrobras, também estarão expostas no Teatro de Arena. Bicicletas circularão pelo campus com bonecos do educador para convidar o público. 

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...