5 de março de 2015

Reciclar é preciso...

Em tempos em que a degradação da natureza recrudesce ano após anos em nível global, ameaçando a sustentabilidade em todo o planeta,  a falta de educação, responsabilidade e consciência socioambiental ainda se fazem altamente necessárias para preservarmos o meio ambiente. Tais práticas devem começar dentro de nossas próprias casas.

É o que faz o morador de São Sebastião, João Ildebrando Santana, 48 anos, mais conhecido como Seu Santana. Diretor e fundador da Ecolimpo - Cooperativa de Coleta Seletiva Solidária, ele encontrou na coleta de resíduos sólidos uma forma de ganhar a vida e também de contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Com a ajuda de alguns poucos voluntários, Santana faz um trabalho itinerante para incentivar as pessoas a separarem o lixo seco do orgânico para depois proceder a triagem dos materiais que serão reciclados e transformados em novos objetos em um galpão localizado no bairro Bom Sucesso (Pró-DF). Otimista, Santana tem pretende desenvolver o projeto em toda a cidade.

No intuito de oferecer a melhor destinação final à inesgotável quantidade de resíduos sólidos, seu Santana e seus auxiliares não medem esforços para tentar conscientizar a população e tornar a cidade mais limpa.

"O objetivo da coleta seletiva domiciliar consiste em tirar das ruas justamente os resíduos passíveis de reciclagem. A nossa ideia é não apenas realizar a coleta, mas principalmente dar um destino ecologicamente correta para ela", explica ele. 

A Ecolimpo atualmente faz parceria com o Serviço de Limpeza Urabana (SLU), Instituto Ecoanama, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além da empresa Jardins Mangueiral.

Maiores informações:
Santana: 61-8573-0401


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...