8 de setembro de 2015

Erika Kokay debate conjuntura política com militantes de São Sebastião-DF


A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) participou de debate, no último dia 29 de agosto, com militantes de São Sebastião-DF. No âmbito da discussão sobre a conjuntura nacional, figuraram na pauta do encontro temas como a reforma política; a regulamentação dos meios de comunicação; a necessidade de uma pauta do governo em sintonia com os movimentos sociais; além da taxação das grandes fortunas e a crise política desencadeada no Congresso Nacional.

No plano interno ao partido, os participantes destacaram a necessidade de se combater a criminalização dos petistas; a crise de identidade programática do PT; e a relação do partido com a sua base e com os movimentos sociais.

“Vivemos tempos profundamente marcados pela intolerância e pelo ódio contra aqueles que se declaram petistas. Parte considerável desse ódio é propagada pelos grandes veículos de comunicação do país que, paradoxalmente, são financiados pelo governo. Trata-se de grupos econômicos que mais atuam para desestabilizar o governo que propriamente contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, disse Erika ao defender a regulamentação dos meios de comunicação como ferramenta fundamental para o aperfeiçoamento da democracia.

Fazendo uma análise interna do partido, Erika disse que o PT precisa retornar às origens e resgatar seus valores e princípios mais caros que o tonaram um dia o partido que foi capaz de tirar milhões de brasileiros e brasileiras da condição de extrema pobreza e revolucionar o país com uma série de programas e políticas jamais adotados pelos governantes que antecederam Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República. Para Erika, é urgente que o PT se reorganize a partir da sua própria base e faça o enfrentamento, a disputa de narrativa. É urgente que defenda, a ferro e fogo, as pautas prementes dos movimentos sociais e dos trabalhadores, sob pena de sofrerem uma série de retrocessos e perda de direitos.

Para Isaac Mendes, o PT de São Sebastião precisa de mais musculatura para poder fazer o bom debate. Manifestou profunda preocupação com o risco de vir à tona uma ditadura travestida de democracia, em face do conturbado cenário político que ora se assiste.

Onézia Alves criticou a falta de apoio e a ausência do PT/DF nas cidades. Para ela, a instância partidária deve fazer imediatamente a retomada das discussões temáticas com sua base. Quanto ao governo federal, disse que é fundamental recolocar em prática as ações e políticas para a população que mais precisa de assistência social.

A fala do jovem Paulo Farias reflete a urgência de haver maior diálogo com a juventude: "Vejo que ainda temos pouco espaço para defendermos nossas ideias e projetos. Fico preocupado quando ouço pessoas mais antigas dizendo que não estão mais dispostas a lutarem por ideais políticos"
, afirma.

Por fim, Erika destacou a necessidade de se reencantar a militância petista e sugeriu que os parlamentares do DF façam debates de conjuntura com suas bases nas cidades para que estas tenham um canal alternativo de informações e, assim, possam fazer a discussão qualificada e consistente sobre a realidade do país

Participaram do encontro os membros do Núcleo de Base Paulo Freire Onézia Alves; Elias Silva; Mara Alves; Socorro Rocha; Francisco Neri; Paulo Henrique de Carvalho; Paulo Dagomé; Isaac Mendes; Nanah Farias e Iara Cordero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em defesa do SUAS, Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil realizam Primeira Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião

                                   O Instituto Federal de Brasília - IFB Campus São Sebastião, foi palco da Primeira Conferência Livre de As...